A Reserva do Paiva é o primeiro bairro planejado na Região Metropolitana de Recife. O empreendimento compreende uma área total de 530 hectares, cercado de mata, rio e mar de águas mornas, embelezado por recifes de corais.
O desenvolvimento do seu projeto considerou como premissa a preservação de sua vegetação natural, com considerável área de Mata Atlântica, construções de baixo gabarito e amplas distâncias entre elas, parques públicos, atendido por via principal com ciclovia e calçadões.
Comprometido com o desenvolvimento sustentável local, o empreendimento adota medidas para a preservação do meio ambiente em todas as etapas de construção. Para neutralizar as emissões de CO2 nas obras, previu-se o plantio de milhares de mudas de árvores. Incluiu-se também o emprego de materiais de construção ecológicos e sistemas de reuso de água durante toda a construção. Um empreendimento do Grupo Cornélio Brennand e Grupo Ricardo Brennand.
Governança do Destino: Todo o bairro é coordenado pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), que atua em formato de governança. A Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP) é uma estrutura inovadora que tem o objetivo de zelar pelos interesses comuns do público e do privado. Ela foi criada para promover a organização da Reserva do Paiva e a integração entre o empreendimento e as comunidades vizinhas. Atuando junto ao Poder Público, preocupa-se em garantir a qualidade da infraestrutura do bairro, a eficiência dos serviços comuns, a sustentabilidade socioambiental da região e a boa convivência da população local.
Características
Áreas verdes: 126 hectares
8.5 km de praias
200 hectares de Mata Atlântica preservada
Apenas a 15 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes
Localização
A Reserva do Paiva está localizada a apenas 15 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes e equidistante do bairro de Boa Viagem, importante centro urbano do Recife, e do complexo de Suape, principal polo industrial do Estado. Os seus lançamentos imobiliários têm atraído moradores locais exigentes e posicionado o bairro como um local de alta qualidade de vida na região.
Legado
A Reserva do Paiva assumiu compromisso com a sustentabilidade da região, dessa forma, adota o equilíbrio entre as construções e o ambiente em que estão inseridas, com formas mais horizontais e baixo adensamento, valorizando áreas verdes com projetos arquitetônicos que favorecem a ventilação cruzada, o aproveitamento da iluminação natural, o uso racional de água e energia.
E através da AGRP, o destino deverá se constituir numa referência de inovação social, atendendo, inclusive, os novos referenciais de Responsabilidade Social Empresarial da ISO 26000, que contemplam o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do território. Os programas sociais existentes contribuem para o desenvolvimento local sustentável na Reserva do Paiva e adjacências, buscando a gestão compartilhada, a melhoria das condições de vida, da ocupação e da renda de comunidades do território.
Com distância de apenas 15 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, e aproximando o município de Jaboatão dos Guararapes do Complexo Industrial e Portuário de Suape, a Reserva do Paiva está em perfeita harmonia com a exuberante paisagem natural do litoral sul do Estado –área de 526 hectares com uma faixa de 8,5 Km de praias e 200 hectares de Mata Atlântica preservada.
Seus limites geográficos são de um lado o rio Jaboatão e Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, e do outro as praias de Itapuama, Xaréu, Gaibu e Enseada, no Cabo de Santo Agostinho. Com residenciais entregues e com empresariais, hotel cinco estrelas e open mall, sua estrutura integra natureza, conforto e sofisticação.
Por prezar pela qualidade de vida dos moradores e do meio ambiente, a Reserva do Paiva assumiu compromisso com a sustentabilidade da região. Dessa forma adota o equilíbrio entre as construções e o ambiente em que estão inseridas, com formas mais horizontais e baixo adensamento, valorizando áreas verdes com projetos arquitetônicos que favorecem a ventilação cruzada, o aproveitamento da iluminação natural, o uso racional de água e energia. Além disso, a infraestrutura de lazer condominial, desvinculada das edificações privadas, preserva a privacidade e promove um conforto ambiental e visual diferenciados.
Sendo um marco de planejamento urbano na Região Metropolitana do Recife, a Reserva do Paiva está integrada ao exuberante cenário do litoral sul do Estado. Valorizando o contexto natural da região e a qualidade urbana com baixo adensamento, os residenciais do bairro se integram de maneira harmoniosa ao ambiente por meio de construções que privilegiam amplas áreas verdes entre as edificações, aproveitam ventilação e iluminação natural, utilizam racionalmente água e energia. Com o já reconhecido Padrão Reserva do Paiva, os residenciais possuem boa acessibilidade e estruturas de lazer amplas e completamente equipadas, que preservam a privacidade e promovem conforto ambiental e visual diferenciados. Todo o bairro é coordenado pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), que atua em formato de governança.
Um Bairro que já nasceu planejado só podia oferecer a você o melhor em mobilidade e acessibilidade. Por isso, tudo dentro da Reserva do Paiva fica pertinho e é fácil de fazer. Lazer, serviços e negócios estão sempre ao seu alcance. Até mesmo na bike ou em uma caminhada.
Uma infraestrutura empresarial completa com o Novo Mundo Empresarial e o Mall com diversas opções de serviços, na Reserva do Paiva o ambiente de trabalho preza pelo harmônico convívio com a natureza. Dessa forma, é possível descansar a vista contemplando a praia, o rio ou mesmo a mata, pelas janelas das salas corporativas. Cenário único que reflete em maior qualidade de vida no trabalho.
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados