Zoneamento de orla

Através de parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a AGRP implementou o Zoneamento de Orla da Reserva do Paiva, que visa estabelecer uma convivência harmônica entre a natureza e o homem, e estimular mudanças de comportamento dos usuários da praia para preservação do meio ambiente.




Ao longo dos 8,5 km de praia da Reserva do Paiva pode-se observar três setores: Corais, Enseada e Península, baseado nas leis municipais de n° 2.513/09 e n° 2.602/10, visa sensibilizar os moradores e visitantes sobre o cuidado para o contato com as espécies, a vegetação e os minerais presentes na área. Cada setor possui uma placa informativa sobre o que é permitido e proibido em cada área.

A proibição de jogar lixo na praia, praticar pesca predatória, ouvir som acima do volume permitido, manipular alimentos em equipamentos de cocção (como churrasqueiras) e estar acompanhado de animais (exceto para deficientes visuais) são regras comuns aos três setores.

A norma sobre os animais também está em consonância com a Lei Estadual 12.810 (10 de maio de 2005). O Art. 4º menciona que“Fica proibida a permanência, condução ou trânsito de qualquer animal, na faixa de praia do litoral pernambucano, seja de grande ou pequeno porte, em todos os dias da semana de todos os meses do ano”.

Como cada área possui particularidades, outras normas foram estabelecidas pela lei municipal. O setor Península, identificado com a cor amarela no mapa, corresponde à área de proteção das tartarugas, onde geralmente ocorrem as desovas. Por isso, as regras incluem não ultrapassar as cercas de proteção dos ninhos, não manipular os animais e seus ovos, não praticar esportes e não direcionar refletores para a praia.

Já no setor Corais, identificado com a cor vermelha, também é proibida a prática de esportes, além disso, o frequentador não pode pisar nos recifes de corais ou fixar estruturas, como guarda-sol e cadeira. A prática do comércio ambulante devidamente licenciado pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho é permitida nos três setores.

Em conjunto com as sinalizações, a AGRP, por meio da sua equipe de apoio ao ordenamento da orla, atua através de ação educativa com abordagens aos usuários da praia e orientações sobre o uso de cada setor, estimulando também o pertencimento, a identidade e responsabilidade comunitária.

Esse trabalho é monitorado continuamente e vai para o relatório mensal da AGRP, que é disponibilizado na área de associado do site. Você pode conferir o quantitativo dessas abordagens clicando aqui


O morador ou visitante também pode contribuir com esse monitoramento e entrar em contato com o De Olho no Paiva, ao identificar alguma atitude que fuja às regras. Nossa equipe de vigilância atua 24h por dia e atende no número (81) 99266.1696.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Zoneamento de orla

Através de parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a AGRP implementou o