Você sabe o que é compostagem?

Compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos e vegetais (restos de frutas, verduras, gramas, folhas e flores) que tem como resultado o material chamado composto, um fertilizante natural rico em nutrientes.

Para que o processo de compostagem seja feito, é preciso segregar os materiais orgânicos, separando o que pode ser reaproveitado, como restos de alimentos e podas de árvores. Esses resíduos são ricos em matéria orgânica e podem ser devolvidos ao solo como fertilizante.

O grande aliado desse trabalho é a coleta seletiva do lixo. Nas entradas dos condomínios, parques e ruas do bairro, a AGRP disponibiliza lixeiras para descarte de resíduos recicláveis e não-recicláveis, além de tonéis para a separação de plástico, papel, metal e vidro. Após a coleta, a equipe faz a segregação dos resíduos que servem para o processo da compostagem. Todo o composto gerado no CTR (Centro de Triagem de Resíduos) é utilizado para adubar os canteiros dos parques e espaços públicos.

Um dos benefícios dessa ação é a redução de lixo descartado no meio ambiente, (já que o material irá retornar para natureza como fertilizante), diminuição da emissão de gases do efeito estufa (responsável pelo aquecimento global), redução da contaminação do solo e da água. “Podemos chamar também o uso da compostagem de economia circular. Utilizamos um resíduo que seria descartado em um aterro comum, gerando mais custo operacional e danos para o meio ambiente. A partir do momento que é feita a compostagem, nós reutilizamos esse material, reduzimos custo na coleta do lixo e ainda usamos um material extremamente rico como adubo em condomínios, empresas ou nas plantas de nossas casas, por exemplo”, conta Fátima Gonçalves, especialista em compostagem e aproveitamento de resíduos orgânicos.

Todos podem contribuir com essa ação, fazendo em casa o descarte correto do lixo, como separar o resíduo orgânico de outros materiais, como os descartáveis. Um material fácil de separar é a borra do café e o papel do filtro – e eles são excelentes para deixar o composto mais rico em nutrientes.

São ações como essas no dia a dia que geram um impacto positivo no meio ambiente!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Zoneamento de orla

Através de parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a AGRP implementou o